No alto da montanha...

No alto da montanha...
Capilla del Monte - Cerro Uritorco - Argentina

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Primeiro dia de aula, 5 minutos de e.t. e logo mais estaba hablando portunhol!


Hoje o dia começou estranho. David viajou ontem à noite para o norte da Argentina e irá voltar no sábado. Começar o dia sem ele foi mais difícil por causa da conversação, mas em palavras engasgadas deu para compreender as conversas com Maria Rosa. Depois do café da manhã ela me levou de carro até a faculdade onde irei estudar. Foi completamente engraçado, parecia que eu tinha uma mãe cuidando de mim e me levando no primeiro dia de aula. Ela me levou literalmente até a porta da sala. Não posso negar que apesar de cômico, sua ajuda foi muito útil para eu me encontrar dentro do prédio.

Quando decidi fazer o curso de espanhol por aqui, imaginei que muitas pessoas viriam estudar para aprender a língua também, e principalmente muitas pessoas que apenas falavam inglês. Assim até pensei que para mim seria mais fácil. Mas nada disso! Sobrei feito jiló na janta. Na sala havia um bando enorme de americanos, todos falavam espanhol muito bem e além de tudo já se conheciam, pois fazem o curso há mais tempo e estão apenas mudando de nível. Os primeiros 5 minutos foram horríveis. Nenhum brasileiro naquela sala! Me senti um e.t. ali no meio. Um peixe fora d’água, sei lá o quê! Mas para minha sorte, uma americana que se sentou na minha frente me disse “Hola”! Ufi, alguém conversou comigo! Pensei que não íamos falar mais de três palavras, mas nós conseguimos muito mais. O portunhol funcionou muito bem nesse momento! Sinto que nos identificamos, pois estávamos as duas sem companhia e porque, acima de tudo, percebemos que temos muitos gostos em comum. Foi muito bom isso!

Mas chegou a hora da prova. O teste era apenas de nivelamento para que a direção pudesse selecionar em qual classe cada aluno ficaria. Sendo assim, imaginei um prova simples, onde teríamos que escrever as cores, os dias da semana e por aí vai. Haha, coitadinha de mim! A prova era gigante, e na grande maioria era necessário escrever longos textos descrevendo alguma história, como a minha rotina, ou opinando sobre um texto jornalístico. Socorro! Foi horrível. Eu compreendi praticamente tudo que li, mas na hora de escrever... só saia o tal do português. Mas, foi! Não dava para inventar o que não sabia. Respondi tudo, mas no portunhol mais fajuto possível.

Depois da prova escrita fomos para a prova oral. Aí achei mais tranqüilo. Eu precisei falar com duas professoras o que faço e porque escolhi o curso. Não foi tão pavoroso assim! Quando sai da prova escrita minha nova amiga, Laura, estava me aguardando para percorrermos juntas a cidade universitária. Pensei que íamos andar juntas e mudas. Mas até que deu certo! Caminhamos muito para encontrar o restaurante, que estava fechado! Por isso ela disse que me levaria até algum outro restaurante fora da universidade. Andamos por toda a cidade! Laura é uma garota muito bacana e prestativa. Almoçamos uma pizza e ela me levou para conhecer vários pontos de referência e me acompanhou para resolver muitas coisas que eu precisava. Assim, comprei meu cartão de ônibus, liguei para o meu pai para dar-lhe parabéns pelo seu aniversário e comprei um chip (que não funcionou) para meu celular. Andamos por umas duas horas e meia. Ela também me apresentou uma escola de dança e um ponto turístico onde pegamos mapas e programações da cidade. Laura conhece tudo isso, pois já viveu três meses em Córdoba em outro ano e agora retornou para estudar. Planejamos fazer muitas coisas juntas, como aula de dança, yoga, ir a uma festa de carnaval e a alguns bares com boas músicas. Agora precisamos de nos organizar para ver o que dá para fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário