No alto da montanha...

No alto da montanha...
Capilla del Monte - Cerro Uritorco - Argentina

segunda-feira, 11 de março de 2013

E é mesmo verdade o cálculo sobre a linha do gráfico


Assim como disse o hermano David, a linha do gráfico do humor vai lá embaixo na segunda semana, mas na terceira ela volta a subir! Que bom que ele estava certo.

Bom, de uma semana para outra muita coisa mudou para mim. Na quinta-feira saí da faculdade antes de se terminar o curso de espanhol. Tive um fim de semana feliz e de carnaval e depois não sabia como as coisas iam seguir. Seguiram bem!

Fiquei feliz porque o fim de semana levantou o meu astral e a saída do curso me deixou muito mais contente nos meus dia a dias. Fiquei muito satisfeita quando comecei a semana fazendo caminhadas no Parque Sarmiento. Sim... eu já havia percebido que o parque era bonito quando conheci a sua entrada. Mas não imaginava que ele era muito grande e maravilhoso. Que delícia foi caminhar entre muitíssimas árvores, ao lado de lagos e patos. Estava muito bom porque a paisagem era linda e eu estava adorando poder mudar de percurso quando queria. Fiz minha caminhada e corrida três vezes na semana e achei o máximo em cada vez fazer um percurso diferente. Não tive que ficar dando voltas em um córrego, como o de costume, rs. Na verdade acabei indo muito menos do que pensei, mas desfrutei ao máximo enquanto estive por lá!

A saída do curso me permitiu ter tempo e disposição para as caminhadas e também me devolveu a tranqüilidade e simpatia com as pessoas. Já tinha alguns dias que eu não sorria dentro de casa e não estava muito à vontade com a idéia de ter que jantar junto com todos em um horário determinado. Mas na terceira semana me sentei à mesa com boa vontade e disposição para estar com todos!

Nesta mesma semana eu fiz uma prova de nivelamento de espanhol. A prova é oferecida pela única instituição reconhecida para aprovar certificados de espanhol. Eu já tinha saído da faculdade, mas a prova estava paga, então resolvi fazer! O engraçado é que até a segunda semana eu não estava me importando nenhum pouco com este exame. Pensava que ia super mal nele e não via motivos para me preocupar com o mesmo se não necessitava dele. Mas sei lá, acho que a responsabilidade que insiste em viver em mim resolveu se manifestar de alguma forma e eu decidi que queria sim ter um certificado.

O teste de nivelamento tem distintos resultados. Quem é aprovado com nível básico não recebe certificado e depois seguem as classificações de intermediário bom, intermediário muito bom e avançados. Achava quase impossível, mas infiltrei na cabeça o desejo de receber um nível intermediário. Assim, resolvi estudar um pouco de segunda a quarta-feira e nos dois últimos dias, Maria Rosa, dona da casa onde vivo, me deu cerca de uma hora e meia de aulas particulares de graça! Ela é mesmo uma pessoa que faz de tudo para ajudar aos outros. Gostei muito da sua forma de ensinar e até cresceu mais em mim a vontade de estudar.

Então... quinta-feira fui eu fazer o exame. A prova estava mega difícil. Não imaginava que era tão complicada, grande, cansativa e achei um absurdo a professora não ter falado desde o início do curso qual era o modelo de exercícios. Da forma que ela dizia, eu pensava que teria que escrever apenas uma carta na parte escrita. Mas... na verdade a prova escrita era composta de quatro textos gigantes que tivemos que ler e escrever outros quatro textos sobre os mesmos. Tudo começou com uma entrevista de rádio muito mal gravada que tivemos que escutar e escrever sobre ela. Escrevi um texto de mais de vinte linhas, para minha surpresa! Não imaginava que poderia escrever tanto, mas tinha muita força, vinha da minha vontade de conseguir. Assim, no segundo texto que tive que escrever, continuei preenchendo todos as linhas possíveis. Mas no terceiro e quarto textos... ah.... eu já tinha escrito, ao todo, penso que mais de cinqüenta linhas e não agüentava mais pensar e escrever em espanhol. Meu vocabulário tinha acabado, minha fome não parava de crescer e eu já estava começando a ficar emburrada. Assim, o terceiro e quarto textos, penso que foram muito mal escritos. Depois tivemos um intervalo e após o almoço uma prova oral.

Para a prova oral então.... até comecei a tremer! Não entendia mesmo, porque a todo tempo eu não estava preocupada com esse exame, e na hora h até tremer eu tremia, rs. Eu pensava na minha cara olhando para os examinadores sem sabre falar uma frase direito. Mas fui!! Aí entrei, sentei na cadeira do exame, respirei fundo e resolvi dar o melhor do que tinha de mim. Na hora acabei usando de uma coisa como uma estratégia, mas não uma estratégia mal, uma forma apenas de estar certa do que queria e demonstrar isso como podia. O primeiro momento da prova eu tive que falar sobre mim e porque estava nessa viagem. Quando terminei de falar esta parte a examinadora me perguntou se eu achava que eu estava bem no espanhol. Eu não acho que estou bem de forma alguma e também não acho que eu menti para ela dizendo as respostas que disse. O que fiz foi deixar a minha vontade de vencer falar mais alto. E então respondi para ela, com todas as letras, de que estou segura que estou bem. Que tenho confiança nisso porque estou a todo tempo me comunicando com todos, seja nas ruas, nos comércios, em casa, com os amigos. Então enchi a boca para responder: “sim, estou certa que estou bem com o idioma!” Ufi, me senti tão bem quando disse isso. Mesmo que eu não ache isso, é difícil explicar, mas não penso que eu estava mentindo! Depois desta parte tive que observar uma folha com algumas frases e fotos de jogadoras de futebol. Então eu tive que falar sobre o que havia nas imagens, como é a questão do futebol feminino no Brasil e tive que fazer uma espécie de teatro. Detesto com todas as forças os testes em que tenho que encenar algo, ainda mais falar sobre futebol. Mas se tinha que fazer, então lá estava eu fingindo que estava apresentando um projeto com proposta de abrir uma escola de futebol. Tive que ficar convencendo a examinadora que a minha proposta era boa. Era só um teatro, mas no final ela me perguntou se eu estava certa que meu projeto era bom e eu respondi com tanta firmeza que sim que até eu acreditei que poderia fazer um projeto desse, rs.

Enfim, hoje é segunda-feira (aliás, já são duas da manhã e já é terça) e saiu o resultado. O mais óbvio para mim era receber um nível básico, ao qual não se entrega o certificado. Mas... RECEBI O INTERMEDIÁRIO (nível bom)!!!!!!!! Ganhei um certificado em idioma espanhol estudando apenas 8 dias de aula!!!!! Estou muito feliz com a notícia e surpresa. Agora só me vem a cabeça uma coisa que minha madrinha me disse uma vez. Que quando queremos muito alcançar algo, em alguns casos é claro, não importa o quando sabemos no modelo tradicional, mas que a nossa vontade é capaz de entregar ótimos resultados. No começo eu não me importava com esse exame e penso que se continuasse assim não chegaria a resultado nenhum. Mas meus três dias de muita certeza que era esta a minha verdadeira vontade me trouxe esta surpresa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário